Educação

A finalidade desse Programa é ampliar o valor que a educação possui na vida das crianças e dos adolescentes que estão em tratamento de câncer. Mesmo afastados de suas casas, é importante manter a proximidade com os estudos, o desenvolvimento intelectual e a garantia da continuidade do conhecimento em sua formação pessoal

1) Acompanhamento Escolar

A Classe de Cooperação Escolar foi criada em fevereiro de 2001, através da parceria firmada com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e destina-se às crianças hospedadas na Casa Ronald Rio, que estão afastadas de sua escola de origem, durante o tratamento, sendo atendidas nos hospitais públicos conveniados à Instituição. 

A Educação Infantil recebe crianças de 3 a 5 anos e o Ensino Fundamental (1º segmento – do 1º ao 5º ano) que abrange crianças a partir de 6 anos. Todos os hóspedes da Casa frequentam a escola em períodos de curta, média ou longa duração, tendo o acompanhamento especializado de um profissional de educação, capacitado, de acordo com o estágio da doença e as necessidades de cada tratamento e ensino.

Professora Glaucia na Classe de Ensino Fundamental I
Professora Eliane e os adolescentes da classe de inglês.

2) Aula de Inglês

Para reforçar a missão de humanizar o tratamento de câncer infantojuvenil, a Casa Ronald McDonald oferece aulas de inglês para os adolescentes e seus acompanhantes hospedados na Instituição, a fim de complementar a grade de matérias. 

Este Programa consiste em realizar aulas extras que possibilitem ao aluno conhecer e se aprimorar na língua inglesa. O objetivo é dar a oportunidade de não ter apenas o contato com um idioma estrangeiro, como também, aguçar a vontade de adquirir novos conhecimentos, promovendo reforços positivos no processo do aprendizado e do crescimento pessoal.

A Classe de acompanhamento escolar dos Adolescentes é direcionada aos jovens do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II. As aulas são ministradas por professores voluntários, capacitados, nas seguintes disciplinas: Português, Matemática e Língua Inglesa.

3) Sala de Recreação

Este é um espaço destinado às crianças entre 2 e 12 anos de idade e possui um ambiente para o desenvolvimento da criatividade apadrinhado pelo artista plástico Daniel Azulay, apoiador da causa. Neste local, são desenvolvidas atividades lúdicas, recreativas e culturais orientadas pelos voluntários dos plantões da Hospedagem. A Sala de Recreação é um lugar de muita diversão e alegria, onde as crianças que estão em tratamento de câncer encontram um momento de prazer, orientação criativa em trabalhos manuais de pintura e desenho, além de uma maior interação com os cuidadores.

Sala de Recreação da Casa Ronald McDonald Rio de Janeiro.

4) Biblioteca

A biblioteca é um espaço de aprendizado e descobertas. O acervo conta com obras de literatura infantojuvenil, romances, autoajuda, psicologia, saúde e alimentação, além de diversos DVD’s. Os livros podem ser lidos no local ou retirados no formato de empréstimo, assim como os DVD’s. A biblioteca atende a todo público da Casa Ronald (crianças, adolescentes, acompanhantes, voluntários e funcionários), sendo organizada por voluntários e profissionais bibliotecários.

5) Sala dos Adolescentes

Este local foi apadrinhado pelo Rotary Internacional, que doou toda a estrutura digital e mobília para que esse espaço pudesse ser construído. O ambiente é equipado com computadores, videogames e jogos apropriados para os adolescentes

A entrada é permitida apenas para jovens maiores de 12 anos, por ser um espaço reservado aos interessados no entretenimento que utilizam a tecnologia. 

A Sala dos Adolescentes tem o objetivo de promover diversão, aprendizado e momentos de descontração aos hóspedes. Neste espaço também são ministradas as aulas de inglês, e nos tempos livres, os adolescentes possuem acesso à internet, para que sua criatividade e formas de expressão sejam despertadas, além de obterem mais conexões com amigos e familiares distantes.

Sala dos Adolescentes da Casa Ronald McDonald-RJ​​
Atividade com adolescentes, orientada pelo instituto criança é vida.

6) Projetos Educativos

São construídos através de parcerias administradas por profissionais/voluntários/instituições em conjunto com a Casa Ronald Rio, tendo o propósito de enriquecer os conhecimentos dos hóspedes, voluntários e funcionários da Instituição.

Mais informações: mande whatsapp para Atenção Integral (21)  98269-1028 ou envie um e-mail para atencao.integral@casaronald.org.br

Entretenimento – Atividades Socioculturais

A Casa Ronald McDonald atende muitas crianças e adolescentes que moram em cidades e estados distantes do Rio de Janeiro, por isso, eles precisam abandonar suas escolas e deixar de conviver com seus familiares e amigos. Suas rotinas são alteradas de maneira muito rápida e isso pode causar tristeza e/ou desânimo, prejudicando o sucesso do tratamento.

Para cumprir com o propósito de proporcionar qualidade de vida aos hóspedes, a Instituição não oferece apenas itens básicos como alimentação, hospedagem e transporte aos hospitais, mas também, atividades socioculturais que proporcionem lazer e diversão.

Esta é uma forma de motivar tanto as crianças e adolescentes quanto seus acompanhantes, para que juntos, consigam vencer o câncer.

Confira abaixo algumas fotos das atividades oferecidas:

Você tem o desejo de realizar alguma festa na Casa Ronald do Rio ou promover um passeio com nossos pequenos guerreiros?

Entre em contato com a secretaria da Casa Ronald para organizar sua atividade e agendar dia/horário: casaronald@casaronald.org.br/ whatsapp da Atenção Integral (21)  98269-1028

Para promover a visita de artistas/celebridades e eventos internos solicitamos que envie um email para a comunicacao@casaronald.org.br

 

Mais informações: WhatsApp (21) 98269-1028 ou atencao.integral@casaronald.org.br

ASSINE NOSSO INFORMATIVO

Deixe o seu contato e receba em seu e-mail histórias inspiradoras de nossas famílias.
Fique por dentro de nossas notícias e novidades de nossos colaboradores, voluntários e mantenedores.