SEJA UM VOLUNTÁRIO
Grande parte das atividades realizadas na Instituição são feitas por voluntários, pessoas que doam seu tempo e carinho, para que todos sejam atendidos naquilo que possuem de mais precioso: a plenitude da vida!

Você também pode fazer parte da nossa equipe. O que precisa? Além de amor ao próximo e vontade de ajudar, é necessário atender a alguns requisitos, pois, ao tornar-se voluntário, a pessoa assume um compromisso com a instituição, com os hóspedes e com ela mesma. O candidato precisa ter condições emocionais e psicológicas para conviver com a realidade de uma Instituição que recebe crianças e adolescentes em tratamento do câncer. Também é importante ter disciplina para respeitar rigorosamente as normas, hierarquias e não interferir no tratamento do hóspede.

Requisitos Gerais :

  • Ser maior de 18 anos,
  • Ter documentação pessoal válida em todo o território Nacional;
  • Ter disponibilidade de tempo para realizar semanalmente o trabalho voluntário de acordo com a área de atuação, sendo mínimo de 03 horas fixas por semana ou no máximo 06 horas fixas por semana; Temos escala de plantão diurna, noturna, além de feriados e finais de semana.
  • Se identificar com a missão da Casa: “Dar atenção integral à crianças e adolescentes em tratamento de câncer e às suas famílias”.
  • Caso seja ex-paciente de câncer, só poderá atuar após ter decorrido 01 ano da fase de controle.
  • Em caso de algum familiar com câncer, o voluntário só poderá atuar após ter decorrido 01 ano da fase de controle ou do falecimento deste familiar.
  • Ter maturidade, estrutura física e emocional para exercer o trabalho voluntário numa Instituição que cuida de crianças e adolescentes em tratamento de câncer;
  • Ter humildade. Não esperar grandes reconhecimentos pelo serviço prestado. O fato de ajudar ao próximo não significa que você não possa ser avaliado. O trabalho voluntário exige o mesmograu de profissionalismo que em uma empresa, e talvez, maior ainda;
  • Ser tolerante e respeitar as diferenças de todas as pessoas que circulam na Instituição, sem críticas e preconceitos.
  • Ter a cooperação como base do trabalho e dedicação para servir o próximo;
  • Estar preparado para seguir regras.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

  • A Instituição não disponibiliza ajuda de custo para transporte e alimentação. O Voluntário poderá almoçar e jantar no refeitório, mediante pagamento prévio.
  • Não é permitido ao voluntário desenvolver nenhuma atividade de cunho religioso, pois a Casa Ronald McDonald, de acordo com seu estatuto, é uma instituição neutra em relação às religiões;
  • O voluntário, ainda que profissional da área da saúde, não pode realizar nenhuma atividade relacionada a assistência médica e nem dar conselhos (receitas, dicas e outras experiências) A Casa Ronald McDonald é uma casa de apoio e todo o atendimento médico é prestado pelos hospitais conveniados.
  • O trabalho do voluntário é sempre necessário e importante em todas as áreas nas quais a nossa Casa que o amor construiu" atua. Veja as principais áreas que demandam equipes de voluntariado:

ÁREAS DE ATUAÇÃO:

Hospedagem: (assistência às famílias, apresentação da Casa, recebimento de doações, apoio na cozinha, na Portaria, reposição de material descartável, entrada e saída de hóspedes, entre outros...)
Funcionamento: todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados, com 28 plantões de três horas. 

Horários dos plantões: de 9h às 12h; de 12h às 15h; de 15h às 18h; e de 18h às 21h.

REQUISITOS: Ensino Fundamental ou Médio; Flexibilidade; Perfil dinâmico; Proatividade; habilidade para conviver com públicos diversos sem se envolver emocionalmente e financeiramente; Tolerância para atender pessoas com nível de estresse elevado; Ser discreto e saber ouvir sem julgamentos; Respeitar as regras da Casa; Não incutir suas crenças religiosas; Não interferir nem opinar sobre o tratamento da hóspede; Não dar remédios, dinheiro ou atender os pedidos dos hóspedes (Quando acontecer, comunicar a Secretaria);

Bazar: (prestar atendimento aos clientes, arrumar os produtos no estoque, vender os produtos e divulgar informações gerais sobre a Instituição, participar de eventos especiais da Instituição referentes à vendas, auxiliar no processo de inventário e participar de treinamentos inerentes ao setor comercial)  Funcionamento: de segunda à sexta-feira. Podendo ser em 1 plantão de 4h semanais.

Horários dos plantões:de 10h às 13h; de 13h às 17.

REQUISITOS: Ensino Fundamental ou Médio; Conhecimentos na Área de Vendas e Negociações; Ter visão empreendedora; Criatividade; Flexibilidade; Perfil dinâmico; Facilidade para se comunicar; Capacidade de trabalhar em equipe.

Bolsa de Alimentos: (realizam o acolhimento, preparam e oferecem lanche às famílias e fazem o controle de entrega das Bolsas de Alimento) Funcionamento: Todas as quartas-feira. Podendo ser em 1 plantão de 4h. 

Horários dos plantões: de 10h às 13h; de 13h às 17h

REQUISITOS: Ensino Fundamental ou Médio; Facilidade para se comunicar; Empatia; Respeito;
Tolerância; Flexibilidade; Capacidade de trabalhar em equipe.

McDia Feliz: (Anfitrião: Organizar o evento no restaurante McDonald's no dia da campanha, captar atrações para animar a loja, fazer contato com o gerente do restaurante para alinhar sua atuação, motivar as vendas do BIG MAC no balcão, motivar os funcionários do seu restaurante McDonald's, divulgar o trabalho da Instituição aos clientes, vender produtos institucionais, vender tíquetes antecipados, zelar pela organização da arrecadação de recursos e prestação de contas, e organizar o grupo de voluntários atuantes no dia do evento. Voluntário: Ser pontual no dia do evento, promover a venda do BIG MAC e divulgar o trabalho da Instituição no período de campanha, seguir as orientações, colaborar e trabalhar em prol da realização da programação do seu anfitrião de loja, ajudar na venda dos tíquetes antecipados e vender produtos institucionais no dia do evento.)

Funcionamento: Todo último sábado do mês de agosto. 

Horários dos plantões: Fica a critério do voluntário, podendo ser organizado durante todo o dia da campanha.

REQUISITOS: Ensino Fundamental ou Médio; Criatividade; Perfil dinâmico; Facilidade para se
comunicar; Capacidade de trabalhar em equipe.

Evento Externo: (participar da montagem e do acompanhamento do evento, realizar a venda de produtos, representar e falar sobre o trabalho da Instituição, abordar as pessoas para divulgar os projetos institucionais e campanhas, além de captar novos membros contribuintes, doadores e voluntários.)   

Funcionamento: a combinar com a área de Desenvolvimento Institucional (captacao@casaronald.org.br).

Horários dos plantões: a combinar com a área de Desenvolvimento Institucional ( captacao@casaronald.org.br )

REQUISITOS: Fundamental ou Médio; Conhecimentos na Área de Vendas e Negociações;
Criatividade; Flexibilidade; Perfil dinâmico; Facilidade para se comunicar; Capacidade de trabalhar
em equipe.

Estoque Central: (triagem e arrumação das doações que chegam na Casa e precificação de produtos para serem vendidos no Bazar ou nos eventos institucionais.)

Funcionamento: de segunda à sexta-feira. Podendo ser em 1 plantão de 4h semanais. 

Horários dos plantões:de 9h às 13h; de 13h às 17h.

REQUISITOS: Ensino Fundamental ou Médio; Conhecimento básico do pacote Office; Noções de
internet; Organização; Criatividade; Flexibilidade; Perfil dinâmico; Habilidade e disposição para
manusear produtos usados; Capacidade de trabalhar em equipe.

Artesanato: (Interagir com os beneficiados do Programa de Hospedagem, monitorar a produção dos artesantos, ensinar a teoria e a prática e ministrar oficinas internas com temas ligados ao trabalho.)

Funcionamento: De segunda à sexta-feira em 1 plantão de 4h semanais, podendo se estender de
acordo com as demandas e a disponibilidade de cada voluntário, sem ultrapassar 20h
semanais. (atencao.integral@casaronald.org.br). 

Horários dos plantões: de 10h às 13h; de 13h às 17h.

REQUISITOS: Ensino Fundamental ou Médio; Criatividade; Paciência; Habilidade manual; Foco;
Capacidade de trabalhar em equipe.

Programa Costurando o Futuro (Interagir com os beneficiados do Programa Hospedagem, realizar aulas de costura para os hóspedes, promover, divulgar e participar de feiras e exposições do Programa Costurando o Futuro, zelar pelo bom funcionamentos das máquinas de costura e captar peças ou materiais de costura e artesanato para a realização das aulas.)

Funcionamento: De segunda à sexta-feira em 2 plantões semanais, podendo se estender de acordo com as demandas e a disponibilidade de cada voluntário, sem ultrapassar 20h semanais.(atencao.integral@casaronald.org.br). Horários dos plantões: de 10h às 13h; de 13h às 17h.

REQUISITOS: Ensino Fundamental ou Médio; Criatividade; Experiência com costura; Paciência;
Habilidade manual; Foco; Capacidade de trabalhar em equipe.

Desenvolvimento Institucional e Comunicação Captação: atendimento telefônico, contato com empresas e membros contribuintes e a divulgação dos projetos da Área. Comunicação: produzir, acompanhar e responder os conteúdos para as redes sociais e demais plataformas digitais, produção de texto, imagem e vídeo para todas as necessidades do setor da comunicação interna e externa.)

Funcionamento: a combinar com a área de Desenvolvimento Institucional (captacao@casaronald.org.br). Horários dos plantões: a combinar com a área de Desenvolvimento Institucional (captacao@casaronald.org.br)

REQUISITOS: Ensino médio completo ou superior (preferencialmente em Marketing, Comunicação, Jornalismo e Administração); Domínio do Pacote Office, Conhecimentos gerais em mídias sociais; Ser inovador e ter uma boa linguagem escrita e falada; Experiência em rotinas administrativas; Ter conhecimento sobre Terceiro Setor; Saber vender a imagem Institucional; Facilidade para se relacionar com públicos diversos; Capacidade de trabalhar em equipe.

Secretaria: (recepcionar cordialmente o público interno e externo, prestar atendimento telefônico, organizar arquivos e documentos, fazer cópias de formulários, abastecer as salas da Instituição com materiais de escritório e papelaria, fazer etiquetas para identificações diversas, arrumar os armários com materiais de escritório; atualizar banco de dados do sistema da Casa Ronald e auxiliar no transporte de documentos para outras áreas da Instituição, fazer o controle de horários dos hóspedes para os hospitais.)

Funcionamento: De segunda à sexta-feira em 2 plantões semanais de 4h, podendo se estender no máximo 20h semanais. Horários dos plantões: de 9h às 13h; de 13h às 17h

REQUISITOS: Ensino médio completo; Domínio do Pacote Office, Experiência em atendimento ao
público; Conhecimento de rotinas administrativas; Facilidade para se comunicar; Flexibilidade;
Capacidade de trabalhar em equipe.

Biblioteca: (atender os grupos de crianças, adolescentes, responsáveis, funcionários e voluntários, organizar o acervo de livros e dvd's, realizar o controle de entrada e saída de material e catalogar novos materiais)

Funcionamento: plantões de no máximo 20h semanais, podendo ser 8h por semana. Horários dos plantões:de 10h às 13h; de 13h às 17h

REQUISITOS: Ensino médio completo; Desejável experiência em catalogar e organizar uma Biblioteca (física e virtualmente); Experiência em atendimento ao público; Organização; Facilidade para se comunicar; Paciência; Tolerância para atender pessoas com nível de estresse elevado; Ser discreto e saber ouvir sem julgamentos; Capacidade de trabalhar em equipe.

Como se candidatar?

1º.: Fazer uma visita à Instituição: Rua Pedro Guedes, nº 44 - Maracanã - Rio de Janeiro. Horário de visita: Todos os dias da semana (inclusive sábados, domingo e feriados) de 9h às 19h;

2º.: Analisar as vagas disponíveis e os requisitos de cada uma, junto com o voluntário que o
recebeu.
2.1: Caso não haja disponibilidade no momento, preencher apenas o formulário de visitante e
acompanhar novas oportunidades em nosso site;
2.2: Havendo disponibilidade, preencher o formulário específico para candidato a voluntário;

3º.: Agendar uma Entrevista de Seleção com o voluntário que realizou o tour (apenas se houver
disponibilidade de vaga do seu interesse).

4º. Participar das entrevistas;
4.1: Se for aprovado na Entrevista, deverá se preparar para prova de seleção.
4.2: Se não for aprovado, receberá um feedback por telefone.

5º.: Realizar a prova.
5.1: Alcançando a nota mínima para aprovação, participará do treinamento teórico e prático.
5.2: Se não for aprovado, ficará em nosso banco de dados para realizar uma nova prova em data a
ser comunicada.

6º.: Participar do treinamento teórico e prático;

7º: Iniciar as atividades, durante um período de até 03 meses de experiência, para efetivação final.

Junte-se a nós e faça parte da equipe de voluntários!
A Casa que o amor construiu aguarda a sua colaboração.

Contatos:
Tel.: (21) 2566-3251 / 2566-3252
E-mail: voluntario@casaronald.org.br