Projeto Educação

A finalidade desse projeto é ampliar o valor que a educação tem na vida das crianças e dos adolescentes que estão em tratamento de câncer. Mesmo afastados de suas casas, é importante manter a proximidade com os estudos, o desenvolvimento intelectual e a garantia da continuidade do conhecimento em sua formação pessoal.
 
  • 1) Acompanhamento Escolar
A Classe de Cooperação Escolar foi criada em fevereiro de 2001, através da parceria firmada com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, e destina-se às crianças hospedadas na Casa Ronald Rio, que estão afastadas de sua escola de origem, durante o tratamento, sendo atentidadas nos hospitais públicos conveniados à Instituição. A Educação Infantil recebe crianças de 3 a 5 anos e o Ensino Fundamental (1º segmento - do 1º ao 5º ano) que abrange crianças a partir de 6 anos. Todos os hóspedes da Casa frequentam a escola em períodos de curta, média ou longa duração, tendo o acompanhamento especializado de um profissional de educação, capacitado, de acordo com o estágio da doença e as necessidades de cada tratamento.
 

             Professora Glaucia na Classe de Ensino Fundamental I

  • 2) Acompanhamento Escolar 
Para reforçar a missão de humanizar o tratamento de câncer infantojuvenil, a Casa Ronald McDonald-RJ oferece aulas de inglês para os adolescentes e seus acompanhantes hospedados na Instituição, a fim de complementar a grade de matérias. Este projeto consiste em realizar aulas que possibilitem o aluno conhecer e se aprimorar na língua inglesa. O objetivo é dar a oportunidade de não só ter o contato com um idioma estrangeiro, como também, aguçar a vontade de adquirir novos conhecimentos, promovendo reforços positivos no processo do aprendizado e do crescimento pessoal.
 
 
Professora Eliane e os adolescentes da classe de inglês.
 

A Classe de acompanhamento escolar dos Adolescentes é direcionada aos jovens do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II. As aulas são ministradas por professores voluntários, capacitados, nas seguintes disciplinas: Português, Matemática e Língua Inglesa.

Carmen Bottino (Coordenadora do Projeto Educação) e a hóspede da Instituição, no acompanhamento escolar dos adolescentes.

 

  • 3) Sala de Recreação
Este é um espaço destinado às crianças entre 2 e 12 anos de idade e possui um ambiente para o desenvolvimento da criatividade apadrinhado pelo artista plástico Daniel Azulay, apoiador da causa. Neste local, são desenvolvidas atividades lúdicas, recreativas e culturais orientadas pelos voluntários dos plantões da Hospedagem. A Sala de Recreação é um lugar de muita diversão e alegria, onde as crianças que estão em tratamento de câncer encontram um momento de prazer, orientação criativa em trabalhos manuais de pintura e desenho, além de uma maior interação com os cuidadores.
 

Sala de Recreação da Casa Ronald McDonald Rio de Janeiro.

  • 4) Biblioteca
A biblioteca é um espaço de aprendizado e descobertas. O acervo conta com obras de literatura infantojuvenil, romances, autoajuda, psicologia, saúde e alimentação, além de diversos DVD’s. Os livros podem ser lidos no local ou retirados no formato de empréstimo, assim como os DVD’s. A biblioteca atende a todo público da Casa Ronald (crianças, adolescentes, acompanhantes, voluntários e funcionários), sendo organizada por voluntários e profissionais bibliotecários. 
 

Coordenadora Agla Freitas em atividade com os hóspedes da Instituição.

  • 5) Sala dos Adolescentes
Este local é equipado com computadores, videogames e jogos apropriados para os adolescentes e todo a estrutura foi patrocinadapelo Rotary Internacional.  A entrada é permitida apenas para maiores de 12 anos por ser um espaço reservado para os jovens interessados no entretenimento que utilizam a tecnologia. A Sala dos Adolescentes tem o objetivo de promover diversão, aprendizado e momentos de descontração aos hóspedes da Casa Ronald Rio. Neste espaço também são ministradas as aulas de inglês, e nos tempos livres os adolescentes possuem acesso à internet, para que sua criatividade e formas de expressão sejam despertadas, além da conexão entre amigos e familiares distantes.
 

Sala dos Adolescentes da Casa Ronald McDonald-RJ​​

  • 6) Projetos Educativos
São construídos através de parcerias administradas por profissionais/voluntários/instituições em conjunto com a Casa Ronald Rio, tendo o propósito de enriquecer os conhecimentos dos hóspedes, voluntários e funcionários da Instituição.
 
Representante do Instituto Criança é Vida inaugurando a parceria com
a Casa Ronald McDonald-RJ.
 

Mais informações ligue (21) 2566-3200 ou envie um e-mail para atencao.integral@casaronald.org.br