A Casa Ronald McDonald do Rio de Janeiro vai fechar 2018 com chave de ouro. A instituição acaba de receber dois certificados que condecoram a seriedade e a transparência do trabalho realizado em prol das famílias de crianças e adolescentes em tratamento de câncer. No dia 30 de outubro, a Casa ganhou, na Finlândia, o primeiro lugar da premiação IPMA (International Project Management Association) de 2018, como melhor Programa de Planejamento Estratégico de ONGs em todo o mundo - Program of Excellence in Management Project Organizational Culture Transformation.

Luiz Rocha - Conselheiro Estratégico do IPMA - Brasil, recebendo a premiação da Casa Ronald McDonald-RJ.

No dia seguinte foi eleita, em São Paulo, uma das 100 melhores ONGS do Brasil na segunda edição do Guia Melhores ONGs, uma iniciativa do Instituto Doar e da Rede Filantropia.

Vicente Souza - Conselheiro da Casa Ronald e Coordenador de Projetos Especiais - e Carlos Neves - Gerente de Desenvolvimento Institucional -  recebendo a premiação da Casa Ronald McDonald-RJ.

O prêmio Melhores ONGs foi criado para valorizar o trabalho das organizações filantrópicas que se destacam pelas boas práticas de gestão e transparência, avaliando processos administrativos, contábeis, comunicação e a captação de recursos vigentes.  Com esse reconhecimento há o estímulo para a melhoria contínua das Instituições, criando espaços de visibilidade e oportunidades para encontrar mais doadores.

A Casa Ronald McDonald McDonald-RJ é uma instituição sem fins lucrativos que tem como missão “Dar atenção integral às crianças e adolescentes portadores de câncer e às suas famílias”. Atualmente, a unidade conta com 57 hóspedes que realizam seus tratamentos nos principais hospitais públicos da cidade, junto aos seus responsáveis, e diariamente recebem todo o apoio de alimentação, transporte, educação, entretenimento, apoio social e psicossocial.

Desde 2015, a instituição desenvolve um Programa de Excelência em Gestão liderado pelo professor e Adm. Carlos Roberto Fernandes de Araujo, coordenador da Comissão Especial de Finanças do CRA-RJ, com o apoio do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro junto às comissões de Finanças, RH e Empresas Júnior, cujo objetivo foi aprimorar os processos de administração estratégica e gerar a eficácia da sustentabilidade e da aplicação dos recursos financeiros em prol dos Programas Sociais da Casa Ronald McDonald-RJ.

O processo de Transformação da Cultura Organizacional deu origem ao Projeto do IPMA, e forneceu o suporte para o alcance das metas e do sucesso na comunicação institucional, bem como a proximidade da gestão no acompanhamento das ações e das prioridades implementadas em cada setor.

Após essa fase, foi dada a continuidade para as demais equipes de trabalho, através do desenvolvimento do trabalho de Resiliência, para a facilitação do enfrentamento pessoal no processo de mudança, do Coaching, para o desenvolvimento das competências e habilidades de cada pessoa envolvida, para gerar bons resultados, e da gestão dos processos eficazes, para um melhor acompanhamento e alinhamento dos projetos, através de um único propósito, e do empreendedorismo individual de cada integrante que liderou uma, dentre as 16 iniciativas estratégicas descritas e trabalhadas no modelo PMDPro.

Coordenador da Comissão Especial de Finanças do CRA-RJ - professor Carlos Roberto Araujo - trabalhando com as equipes de funcionários e voluntários da Casa Ronald McDonald-RJ.

Atualmente, o mundo possui 10 milhões de organizações não governamentais e mais de 800 mil ongs. no Brasil, uma relevância nacional que representa a quinta posição no ranking do mercado econômico. Hoje a Casa funciona com a liderança das atividades alinhadas entre as áreas, e mais um contingente de 50 funcionários e 436 voluntários que são orientados por uma gestão que desempenha um relevante papel para o futuro e o crescimento da Instituição.

Sobre a IPMA

Criada em 1965, a IPMA é uma associação internacional que congrega mais de 60 países e desempenha um papel de liderança no desenvolvimento do gerenciamento de projetos. Os IPMA Global Achievement Awards são prêmios anuais que celebram conquistas individuais e projetos de classe mundial que contribuem para a sociedade de maneira extraordinária, selecionados por um grupo internacional de jurados.

Sobre Prêmio Melhores Ongs

O prêmio Melhores ONGs foi criado para valorizar as organizações filantrópicas que se destacam pelo trabalho em prol da sociedade com boas práticas de gestão e transparência. Para tal, são avaliados os processos administrativos, contábeis, financeiros e de comunicação para selecionar as 100 melhores entre as mais de 800 mil instituições em atuação no país.