A Casa

 
A Casa Ronald McDonald-RJ de Janeiro foi inaugurada no dia 24 de outubro de 1994.  A Instituição sem fins lucrativos é a 1ª na América Latina e a 162ª no mundo.  Sua missão é: “Dar atenção integral às crianças portadores de câncer e às suas famílias”. O Programa Casas Ronald McDonald tem como objetivo ser “uma casa longe de casa”. O projeto é coordenado pelo Instituto Ronald McDonald, que estabelece os padrões internacionais de instalação e operação, garantindo um bom atendimento às crianças, adolescentes e seus responsáveis.
 
 
Fachada da Casa Ronald McDonald-RJ
(Rua Pedro Guedes, 44 - Maracanã - Ao lado da Universidade Veiga de Almeida e do Metrô de São Cristóvão)
 
A Casa Ronald McDonald-RJ oferece, gratuitamente, hospedagem, alimentação, transporte para os hospitais e de forma complementar, para atender sua missão, proporciona suporte psicossocial, atividades recreativas aos pequenos pacientes e suas famílias, cursos profissionalizantes, acompanhamento escolar e os Programas: Bolsa de Alimentos, Aconchego, Reconstruir, entre outros projetos sociais que garantem a Atenção Integral às famílias que passam pelo tratamento de câncer infantojuvenil. 

 

Vídeo Institucional da Casa Ronald McDonald-RJ
 
A operação da Casa é garantida através de doações de pessoas físicas e jurídicas, realização e participação voluntária em eventos beneficentes e recursos doados por membros contribuintes. Além de contar com um Bazar permanente e uma Bazar Online para comercializar produtos doados, por grandes marcas/colaboradores, outra grande fonte de captação de recursos é o evento anual McDia Feliz, o qual destina a quantia arrecadada na venda do sanduíche Big Mac para o custeio da Instituição, no valor corresponde a 30% da despesa anual da Casa Ronald McDonald-RJ. 
 
 
McDia Feliz do Rio de Janeiro - Restaurante McDonald's do Largo do Bicão - Vila da Penha.
 
Um fator importante de viabilidade da abrangência e qualidade ofertada aos beneficiários, está no fato de que a maior parte dos serviços oferecidos, incluindo os operacionais, são realizados por voluntários, pessoas que doam seu tempo e carinho às crianças e suas famílias, para que sejam atendidos naquilo que possuem de mais precioso: a plenitude da vida.

 

Vídeo dos 25 Anos do McDia Feliz - História da Campanha
 
 
O Programa Hospedagem diminui a taxa de abandono do tratamento - muitas vezes, interrompido por falta de recursos da famí­lia para locomoção até o hospital de referência, e também reduz a possibilidade de infecções hospitalares.
 
 
Sonia Neves - Presidente voluntária e fundadora da Casa Ronald McDonald-RJ
 
Desde sua inauguração, a Casa já atendeu e melhorou a qualidade de vida de mais de 3 mil crianças, adolescentes e suas famílias, e contribui para o aumento do í­ndice de cura do câncer infantojuvenil. Seu trabalho é considerado de utilidade pública porque permite a liberação de leitos em hospitais públicos para pacientes que realmente necessitem de internação. Desta forma, os hospitais podem ampliar sua capacidade de atendimento sem investimento adicional e reduzem seus custos com internações desnecessárias.
 
No Rio de Janeiro, os hospitais conveniados são:
 
A indicação para hospedagem na Casa Ronald McDonald-RJ é feita pela equipe de assistentes sociais, médicos e, ainda em casos emergenciais, pela enfermagem desses hospitais.  
Para informações (21) 2566-3200 / atencao.integral@casaronald.org.br