O setor de Apoio Psicossocial busca identificar aspectos emocionais e sociais que dificultam o modo como as crianças, os adolescentes e seus responsáveis/acompanhantes lidam com as diversas situações vividas ao longo e após o tratamento. Após esse levantamento e identificação, oferecemos espaços e atividades para a escuta e o acolhimento das expressões de sofrimentos e angústias apresentadas pelos nossos hóspedes e seus familiares, nos diferentes momentos do processo de busca pela cura ou no período do controle da doença e, quando é inevitável, no luto.

INTERVENÇÕES INDIVIDUAIS  /  INTERVENÇÕES COLETIVAS

   

O setor contribui com o trabalho da equipe multidisciplinar na compreensão das demandas apresentadas pelos hóspedes e na decisão pelas intervenções a serem tomadas para cada caso em particular, assim como na atuação dos demais colaboradores da Casa Ronald McDonald-RJ. Dessa forma, queremos garantir a melhor adesão ao tratamento com atenção à promoção da vida e aprimorar a missão institucional: “Dar atenção integral às crianças e adolescentes portadores de câncer e às suas famílias.

Atividades oferecidas pelo setor de Apoio Psicossocial: As intervenções oferecidas são divididas em individuais e coletivas, conforme o esquema a seguir:

Intervenções individuais: As intervenções individuais permitem um aprofundamento das questões subjetivas e visam a singularidade e o caso a caso.

Atendimentos psicológicos: Trata-se de uma escuta individualizada, oferecida à criança, ao adolescente ou ao responsável, a partir de uma necessidade identificada. Os atendimentos psicológicos são oferecidos aos nossos hóspedes do Programa Hospedagem e àqueles que fazem parte do Programa Bolsa de Alimentos. Os beneficiados do Programa Bolsa de Alimentos são atendidos através do Plantão Psicológico, que ocorre nos dias de entrega da bolsa de alimentos, e as necessidades apresentadas, são trabalhadas pontualmente. No Programa Hospedagem, os atendimentos são realizados através de um período curto, porém, nesses casos são possíveis o prolongamento do acompanhamento psicológico quando o período de hospedagem da criança ou adolescentes, é maior e/ou frequente. Para os casos em que não é possível acompanhar na Casa Ronald McDonald-RJ, a Instituição realiza um encaminhamento para uma Instituição mais próxima da residência do beneficiado. O Apoio Psicossocial também é disponibilizado para atender as famílias em que a criança ou o adolescente veio a óbito, de forma especializada e acompanhando o momento do luto dos acompanhantes.

  • Intervenções coletivas: As intervenções coletivas visam o compartilhamento das experiências entre os participantes, assim como a criação e/ou o fortalecimento dos laços sociais.

Ação Social

Aula de Artesanato.

Grupos de reflexão: É um espaço para falar e refletir, para construir, desconstruir e reconstruir o saber sobre um determinado tema. É ofertada tanto aos responsáveis/acompanhantes quanto aos voluntários da Instituição, por lidarem diariamente com os nossos hóspedes. O projeto tem como objetivo ser um espaço para elaboração de questões ligadas a um tema importante para os participantes do grupo, no campo da subjetividade. Importante frisar que não se trata de terapia em grupo. A participação é livre e não obrigatória. Essa atividade acontece mensalmente e é coordenada pela psicóloga/funcionária do setor de Apoio Psicossocial.


Ação Social

Mães da Casa Ronald McDonald-RJ no Grupo de Reflexão com a psicóloga/funcionária da Casa Ronald McDonald-RJ - Keila Pires.

Atividades oferecidas pelo Instituto Criança é Vida: Em parceria com o Instituto Criança é Vida, são oferecidas atividades terapêuticas em grupos para as crianças, aos adolescentes e aos responsáveis/acompanhantes. Todas as atividades são conduzidas por uma psicóloga e têm como objetivo: promover atividades lúdicas que proporcionem a melhoria da auto-estima dos jovens que se encontram em tratamento de câncer; promover atividades em grupo com os pais, em que possam ser desenvolvidos momentos de trocas e descontração, visto que a rotina pela qual eles passam nem sempre favorece à um encontro mais leve e descontraído; proporcionar ao grupo de acompanhantes um momento de relaxamento e auxiliá-las a refletirem sobre o momento que estão vivendo, de forma a que possam se centrar um pouco mais e ter mais paciência e atenção com os próprios filhos. Dentro dessa proposta, já foram desenvolvidos dois projetos: “Relaxando com o Instituto Criança é Vida” (2015) e “Oficinas Criando Laços” (2016). Novos projetos irão acontecer, conforme as demandas identificadas pela equipe de Atenção Integral da Casa Ronald McDonald Rio de Janeiro e discutidas com a equipe do Instituto Criança é Vida.

ação Social

Palestra inaugural da parceria, com Sérgio Carvalho (Gerente Geral da Casa Ronald McDonald-RJ) ao lado da Regina Stella (Diretora Superintendente do Instituto Criança é Vida).

Projeto Costurando o Futuro: Intervenção coletiva de aprendizagem de costura para montagem de fronhas, lençóis e almofadas. Essa atividade é direcionada aos responsáveis/acompanhantes do Programa Hospedagem e acontece semanalmente. O objetivo é oferecer oportunidade de aprendizado em uma atividade de costura aos acompanhantes, para que possam ocupar uma parte do seu período de hospedagem e acompanhamento da criança ou adolescente em tratamento contra o câncer, com uma atividade que desperte a criatividade e as habilidades manuais. As atividades desse Projeto são conduzidas por um grupo de voluntárias com experiência na área de costura.

 

Mães da Casa Ronald McDonald-RJ desenvolvendo suas habilidades manuais no Projeto Costurando o Futuro.

A iniciativa desse projeto nasceu em setembro de 2015 e faz parte do programa de Atenção Integral, que promove ações contínuas de apoio em conjunto com as áreas especializadas da Instituição, como o setor psicossocial, cursos profissionalizantes e educação escolar.

ação Social

Peças confeccionadas pelas voluntárias e mães da Casa Ronald McDonald-RJ.

Priodicamente acontece a exposição dentro da Instituição, com o objetivo de valorizar a participação e o empenho das acompanhantes, e mostrar que o trabalho é um investimento para o futuro, além de servir como uma importante atividade que acrescenta pensamentos positivos na vida daquelas que estão no processo do tratamento dos seus filhos.

Ação Social

4ª Exposição do Projeto Costurando o Futuro na Sala de Treinamento da Casa Ronald McDonald-RJ.

A psicóloga da Casa Ronald McDonald-RJ reforça: “A exposição é um marco concreto do processo de aprendizagem que se construiu ao longo dos 6 meses de projeto, pois possibilitou que a acompanhante/mãe que expôs sua produção, se sentisse reconhecida e valorizada. Para algumas dessas mulheres, isso pode ser o início de uma fonte de renda que vai ajudar muito na qualidade de vida de sua família. Para outras, é o momento de um resgate da autoestima que, por diversas razões, fica assolada entre tantos problemas, parecendo ser cada vez mais difícil de se ver como uma mulher autônoma e capaz. A confecção de algo exercita a nossa criatividade, pois ela é importante para aquilo que estamos produzindo e permite também que nos tornemos mais capazes de encontrar soluções para os problemas que enfrentamos no dia a dia.”

Mais informações: (21) 2566-3200 ou atencao.integral@casaronald.org.br